O que é o Plasma?

 

            A palavra plasma origina-se do grego, que significa “material moldável”.

            O plasma é mais conhecido como o quarto estado da matéria, este é um gás ionizado, isto é, um gás constituído por átomos ionizados e elétrons em uma distribuição onde o número de íons negativos e positivos são quase iguais. Esta mínima diferença de cargas torna o plasma eletricamente condutível, fazendo assim ele diante de um campo eletromagnético manifestar-se fortemente.

            O plasma é o estado da matéria que mais possui presença no universo, sendo noventa e nove por cento do universo constituído de plasma, o restante refere-se aos outros estados da matéria.

            Na baixa atmosfera, onde vivemos, qualquer átomo que perde um elétron (por exemplo, por ser atingido por um raio de partículas cósmicas rápidas) logo procura recuperá-lo. A situação é bastante diferente em altas temperaturas quanto mais quente o gás, mais rápido seus átomos e moléculas se movem, e em temperaturas muito altas, as colisões entre esses átomos em movimento rápido são violentas o suficiente para rasgar elétrons. Na atmosfera do Sol, uma grande fração dos átomos, em qualquer momento é "ionizado" por tais colisões, e os gases da superfície do Sol atuam como um plasma.

            Na natureza encontramos o plasma na ionosfera, esta localizada a sessenta mil quilômetros de altitude, nas auroras polares devido ao fluxo rarefeito de plasma solar, no Sol, descargas atmosféricas, nas estrelas e inclusive nos anéis de saturno.

            A figura abaixo distribui os diversos tipos de plasmas segundo sua temperatura e densidade:

 

Plasma por sua temperatura e densidade