Historia

 

1830 - Michael Faraday, físico inglês, realizou estudos sobre descargas elétricas na atmosfera. Seu objetivo era estudar reações químicas induzidas por correntes elétricas.  Na realização de seu experimento constatou a presença de estruturas luminosas que ele identificou como sendo possível um novo estado da matéria:

 

1895 - Descoberta do elétron por J. J Thomson.

 

1900 - As técnicas para se obter vácuo foram aperfeiçoadas. Com isso é possível um estudo mais apurado sobre descargas elétricas em ambiente limitado.

 

1903 - Retoma-se o estudo do trabalho de Faraday, ou seja, pesquisas em tubos de descargas com gases sob baixa pressão, por I. Langmuir e Crookes. Nesta época ocorre os primeiros modelos teóricos para a ionização, recombinação, difusão, colisões na tentativa de formação de íons negativos.

              

1920 – P. Jawsed e J.J.Thonson pesquisam ionizações a partir de colisões múltiplas.

 

1926 - Irving Langmuir e H Mott.Smitt estudando  dispositivos eletrônicos com base em gases ionizados,observaram a  forma do fluido eletrificado obtidos através de  elétrons de alta velocidade, os íons e as impurezas lembrou do plasma de sangue. Foi então que pela primeira vez foi usado o termo Plasma para designar gases ionizados.


1929 – Irving Langmuir e L. Janks utilizam pela primeira vez sondas eletrostáticas para identificar plasmas em descargas de baixa pressão. Essas experiências foram primordiais para o início do uso de tubos de descarga com mercúrio para iluminação.

 

1930 a 1950 – Cientistas como Alfven, Appleton, Chandrasekhar, Chapman, Cawling, Saha e Spitzer desenvolveram fundamentos teóricos da física de plasmas.

 

1950 – Criação do Projeto Manhattan para obter-se a fusão termonuclear.

 

1956 – Os ingleses obtém a fusão controlada através de uma experiência com confinamento magnético, chamado Stellarator.

 

 

Esquema do stellarator do tipo Heliac TJ-II


1958 – Van Allen descobre os cinturões de radiação no plasma confinado na parte exterior da atmosfera da Terra.

 

1961 – Surgimento do primeiro conceito bem sucedido de confinamento magnético de plasmas em Tokamak.

 

Tokamak

 

1970 a 1980 – Primeiras tecnologias criadas através das pesquisas sobre plasmas: lâmpadas especiais, arco de plasma para solda e corte, chaves de alta tensão, implantação de íons, propulsão espacial, laser a plasma e reações químicas com plasmas reativos.

 

1980 a 1992 – Foi neste período que foi comprovada e observada a viabilidade científica da fusão termonuclear.

 

1992 a 1994 – Início da comercialização das lâmpadas a base de hidrogênio.

 

1994 a 1999 – Desenvolvimento de terminais de vídeo plano a plasma e utilização de filtros a base de plasma reduzindo dessa forma cerca de 90% dos poluentes eliminados de veículos automotivos.

Filtro por Descarga Corona, UnB.

 

1998 a 2000 – O sucesso na utilização de propulsores iônicos para propulsão primária com Xenônio na aeronave Deep Space 1. 


 Propulsor iônico do Deep Space 1.

 

Atualmente através dos estudos da década de 90 foi possível o surgimento de uma nova área de pesquisa sobre o plasma, com várias espécies de íons em cometas e nuvens proto-planetárias.