Prólogo

 

            Quando estudamos no Ensino Fundamental e Médio os professores nos apresentam três estados físicos da matéria: o sólido, o líquido e o gasoso. Quando estamos a frente da classe fazemos o mesmo. Talvez explicar assim não traz complicações, isto é, ensinar deste modo é mais fácil e para o aluno menos difícil de aprender.

            Nós como futuros professores de física não nos cabe decidir o que é de fácil ou difícil aprendizado, nos cabe instigar o espírito curioso do aluno, fazê-lo aprender ensinando-nos, não decidir por ele o que é fácil ou difícil e acima de tudo deixá-lo ansioso pelo conteúdo a ser estudado na próxima aula de Física.

            Neste trabalho visamos apresentar o que é o Plasma, sua constituição, suas aplicações e todo contexto historio no qual está inserido. Falar do Plasma nos remete frisar ao aluno a existência de um outro estado da matéria, um quarto.                                                              

 

            O Plasma está presente no nosso cotidiano e falar dele é falar de praticamente toda a composição do Universo, ele está presente, por exemplo: no Sol, nas auroras boreal e austral, nas estrelas, na ionosera e nos raios(descargas atmosféricas). A manipulação e criação de plasma em laboratório proporcionou a obtenção de novas tecnologias, assim o Plasma está inserido não só na natureza, mas nas criações humanas do cotidiano, salientando desta forma a emergência da necessidade do estudante de saber ao menos superficialmente o que é o plasma.

            Um aluno com noções básicas deste conteúdo é um dos objetivos, mas o principal é a produção de um conteúdo disciplinar que instigue a vontade de aprender a disciplina que estuda o Universo que nos rodeia, a Física.