Epílogo

 

            Com esta pesquisa podemos perceber a necessidade de inclusão de novos conteúdos relacionados à física, diferentes daqueles que os livros didáticos apresentam.

            Observando o comportamento dos alunos constata-se uma falta de interesse destes no aprendizado da física, assim torna-se imprescindível a representação de novos modelos físicos e novas teorias relacionadas à física moderna contemporânea. A exposição de novos conceitos relacionados ao cotidiano dá motivação ao aluno para o estudo e fazendo assim das aulas de física não mais um tortura, mas sim algo prazeroso.

            Essa forma de tratar a física leva o aluno a desenvolver o conhecimento juntamente com o professor, tornando ele co-autor da própria aprendizagem, assim neste ambiente de interesse, do novo, é que ocorre o processo de ensino-aprendizagem do modo eficaz. Talvez esse seja o primeiro passo para descartar a física “decoreba”, o conhecimento passageiro e a cultura inútil, que infelizmente parasita a Física.

            Finalizamos salientando a importância de publicação dos conteúdos por meios hipermediáticos, nos quais os professores e alunos de modo geral estão familiarizados. Estes possibilitam o acesso a conteúdos e de fácil leitura assim a pessoa que acessar este material poderá estudá-lo sem grandes dificuldades.